Biblioteca Pós-humana: A filha de Rappaccini de Nathaniel Hawthorne, 1844

A filha de Rappaccini
Nathaniel Hawthorne
1844
_______________________

"Rappaccini's Daughter" é um conto gótico escrito por Nathaniel Hawthorne em 1844, que conta a história de um jovem estudante chamado Giovanni que se apaixona pela filha do Dr. Rappaccini, Beatrice. O conto é ambientado em uma cidade italiana do século XVIII e explora temas de amor proibido, ciência desumana e manipulação genética.

O Dr. Rappaccini é um cientista que trabalha em um jardim secreto onde ele cultiva plantas com propriedades venenosas. Beatrice, sua filha, é criada no meio dessas plantas e desenvolve uma imunidade a elas. Giovanni é atraído pela beleza e pureza de Beatrice, mas logo descobre que ela é também venenosa e que seu pai a criou como uma espécie de experiência científica.

Em termos de pós-humanismo, "Rappaccini's Daughter" apresenta algumas ideias que são relevantes para esse movimento filosófico. Uma das principais é a noção de que a ciência e a tecnologia podem ter consequências imprevisíveis e perigosas. O Dr. Rappaccini é um exemplo de um cientista que está disposto a ir longe demais em sua busca pelo conhecimento, sem se importar com as implicações éticas ou morais de suas experiências.

Além disso, o conto aborda a questão da manipulação genética, que é um tema central do pós-humanismo. Beatrice é uma espécie de "ser pós-humano", criada por seu pai como uma mistura de humano e planta, e dotada de habilidades sobrenaturais. A forma como o Dr. Rappaccini a trata é emblemática da maneira como os seres pós-humanos podem ser vistos como objetos de estudo e experimentação.

Por fim, "Rappaccini's Daughter" também levanta questões sobre a natureza da identidade humana e a relação entre seres humanos e não humanos. Beatrice é vista como uma criatura estranha e perigosa por causa de sua imunidade às plantas venenosas, mas também é uma figura trágica e vulnerável que anseia por amor e aceitação. Essa tensão entre o estranho e o familiar, o humano e o não humano, é uma das principais preocupações do pós-humanismo.

Em resumo, "Rappaccini's Daughter" é um conto que toca em várias questões relevantes para o pós-humanismo, como a ética da ciência e da tecnologia, a manipulação genética, a identidade humana e a relação entre seres humanos e não humanos. É uma história sombria e fascinante que continua a ressoar com os leitores de hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário