Biblioteca Pós-humana: The Prelude – William Wordsworth, 1805

The Prelude
William Wordsworth
1805
________________________

"The Prelude" é um poema épico autobiográfico escrito por William Wordsworth, um dos maiores poetas românticos ingleses. O poema descreve a jornada da vida do autor, desde a infância até a idade adulta, e é considerado uma das suas obras mais importantes.

Ao olhar para o poema a partir de uma perspectiva pós-humanista, podemos notar alguns temas e ideias que ressoam com essa corrente de pensamento. O pós-humanismo é uma abordagem filosófica que busca questionar a noção de humanidade e explorar as relações entre humanos e tecnologia. Isso inclui ideias sobre a evolução do ser humano, a inteligência artificial e a ética em torno dessas questões.

Em "The Prelude", podemos notar um interesse de Wordsworth na natureza e na experiência humana em relação a ela. O poema descreve a relação do autor com a natureza, desde suas primeiras experiências na infância até suas reflexões sobre a natureza como adulto. Essa preocupação com a natureza e sua importância para a vida humana pode ser vista como uma resposta às preocupações pós-humanistas em torno da relação entre tecnologia e natureza.

Além disso, "The Prelude" também aborda temas relacionados ao desenvolvimento humano e à evolução da consciência. O poema descreve a jornada do autor em direção a uma compreensão mais profunda de si mesmo e do mundo ao seu redor, e essa jornada é vista como um processo contínuo de desenvolvimento pessoal. Essa abordagem pode ser vista como uma resposta à preocupação pós-humanista em torno do futuro da evolução humana e do papel que a tecnologia pode desempenhar nesse processo.

Em resumo, "The Prelude" de William Wordsworth aborda temas que ressoam com a abordagem pós-humanista, como a relação entre humanos e natureza e a evolução da consciência. Embora o poema tenha sido escrito há muito tempo, ainda pode ser relevante para as discussões atuais sobre o futuro da humanidade e a relação entre humanos e tecnologia.


Link para o poema original: http://triggs.djvu.org/djvu-editions.com/WORDSWORTH/PRELUDE1805/Download.pdf 

Link para uma Tese com a tradução para o Português: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/27573/TES_PPGLETRAS_2022_AGUIAR_ANGIULI.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Nenhum comentário:

Postar um comentário