Biblioteca Pós-humana: The Coming Race - Edward Bulwer-Lytton, 1871

The Coming Race
Edward Bulwer-Lytton
1871

_________________________

"The Coming Race" é um romance de ficção científica escrito pelo autor britânico Edward Bulwer-Lytton em 1871. A história se passa em um mundo subterrâneo, habitado por uma raça avançada e pacífica de seres humanoides, conhecidos como "Vril-ya". O termo "Vril" é derivado da palavra sânscrita para "força vital", e é a fonte da habilidade dos habitantes deste mundo para realizar feitos aparentemente mágicos.

O protagonista do romance é um explorador chamado Adam, que acidentalmente descobre a entrada para o mundo subterrâneo enquanto viaja pelo Himalaia. Lá, ele é levado para a cidade de "Vril-ya", onde ele é inicialmente tratado com desconfiança pelos habitantes locais, mas eventualmente se torna amigo de um deles, chamado Zee.

Ao longo do romance, Bulwer-Lytton explora temas como o amor, a política, a religião e a tecnologia. Ele retrata a sociedade Vril-ya como uma utopia, com uma estrutura social altamente organizada e governada por líderes sábios e benevolentes. No entanto, a sociedade é vista como ameaçada por outras raças subterrâneas, que são retratadas como sendo malévolas e violentas.

Embora tenha sido escrito há mais de um século, "The Coming Race" continua a ser um trabalho influente na ficção científica. Sua descrição de uma sociedade utópica governada por tecnologia avançada tem sido citada como uma inspiração para obras posteriores, como "Utopia" de H. G. Wells e "Brave New World" de Aldous Huxley. O conceito de "Vril" também foi adotado por grupos ocultistas do século XIX, que acreditavam que ele representava uma fonte de energia cósmica e espiritual.

Há uma relação entre "The Coming Race" e o pós-humanismo, uma vez que o romance explora temas que são centrais para a discussão atual sobre a relação entre a tecnologia e a humanidade. 

O romance de Bulwer-Lytton apresenta uma sociedade subterrânea de seres humanoides altamente avançados, que utilizam uma fonte de energia mística conhecida como "Vril" para alcançar feitos aparentemente mágicos. Essa descrição pode ser vista como uma expressão de uma visão transumanista, que busca aprimorar a humanidade por meio da tecnologia.

Além disso, a história também aborda a questão do que acontece quando a tecnologia e a ciência ultrapassam os limites humanos e tornam-se forças que governam a sociedade. A sociedade Vril-ya é governada por uma elite de líderes sábios e benevolentes, que usam a tecnologia para controlar a população e manter a ordem. Esse tipo de estrutura social pode ser visto como uma forma de governança tecnocrática, que coloca a tecnologia e a ciência acima da vontade humana.

Dessa forma, "The Coming Race" apresenta uma visão futurista que é relevante para o pós-humanismo, uma vez que questiona a relação entre a tecnologia e a humanidade e os possíveis caminhos que podem ser tomados em um mundo cada vez mais tecnológico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário