Biblioteca Pós-humana: The Man That Was Used-Up - Edgar Allan Poe, 1839

The Man That Was Used-Up
Edgar Allan Poe
1839
_______________________________

O conto "The Man That Was Used-Up" de Edgar Allan Poe, publicado em 1839, apresenta um personagem que é descrito como um modelo perfeito de eficiência e utilidade, mas que, ao mesmo tempo, parece ser uma figura estranhamente inumana e mecânica. Do ponto de vista do pós-humanismo, esse conto pode ser interpretado como uma reflexão sobre a relação entre o ser humano e a tecnologia, bem como sobre a natureza fluida e maleável da identidade humana.

Em "The Man That Was Used-Up", Poe descreve um personagem que é exaltado por sua habilidade em lidar com as demandas da sociedade, mas que, ao mesmo tempo, é desprovido de características humanas distintas. Ele é descrito como uma "máquina humana" ou "um homem mecânico", que é capaz de realizar suas tarefas de maneira eficiente, mas que não tem uma identidade claramente definida. Ele é um homem que foi "usado até o fim", uma figura que foi reduzida a uma série de funções úteis, mas que perdeu sua humanidade no processo.

Do ponto de vista do pós-humanismo, essa descrição evoca preocupações sobre o potencial para a tecnologia de reduzir os seres humanos a máquinas eficientes e úteis, ao mesmo tempo em que esvazia sua identidade e individualidade. Essa figura mecânica também sugere a possibilidade de que, à medida que a tecnologia avança, as fronteiras entre o humano e o mecânico possam se tornar cada vez mais difusas, levando a uma nova forma de existência pós-humana.

Por outro lado, o conto também sugere que a identidade humana pode ser fluida e mutável, e que a tecnologia pode desempenhar um papel na reconstrução ou reinvenção da identidade humana. O personagem principal do conto é capaz de assumir uma nova identidade depois de sofrer um acidente e ser reconstruído com partes artificiais do corpo. Essa transformação sugere que a identidade humana pode ser construída e reconstruída de maneiras que antes não eram possíveis, graças ao avanço da tecnologia.

Em última análise, o conto de Edgar Allan Poe "The Man That Was Used-Up" pode ser visto como uma reflexão sobre as possibilidades e preocupações apresentadas pelo pós-humanismo, e sobre a natureza em constante evolução da identidade humana na era da tecnologia.

Conheça a versão do conto em espanhol (El hombre que se gastó)  aqui: https://www.literatura.us/idiomas/eap_segasto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário