Biblioteca Pós-humana: Filhos e Amantes de D. H. Lawrence, 1913

Sons and Lovers
D. H. Lawrence
1913
_____________________

"Sons and Lovers", escrito por D. H. Lawrence, é um romance publicado em 1913 que explora a vida de uma família em uma cidade mineira da Inglaterra. Enquanto o livro foi escrito muito antes do termo "pós-humanismo" ser cunhado, podemos analisar certos aspectos da obra à luz desse conceito.

O pós-humanismo é uma abordagem filosófica e cultural que questiona a centralidade do ser humano no mundo, desafiando a ideia tradicional de identidade e buscando uma visão mais ampla que inclua tanto os seres humanos quanto as tecnologias e o ambiente. Nesse sentido, "Sons and Lovers" apresenta elementos que podem ser interpretados dentro dessa perspectiva.

Um aspecto fundamental do pós-humanismo é a rejeição da dualidade entre o corpo e a mente. Lawrence explora essa interação complexa entre o corpo e a consciência em seus personagens principais. Por exemplo, Paul Morel, o protagonista, está preso em um relacionamento simbiótico com sua mãe, que o impede de desenvolver sua própria individualidade. A figura materna é retratada como uma força poderosa que molda as experiências de Paul, seu desejo, e suas perspectivas.

Essa dinâmica mãe-filho pode ser interpretada como uma forma de questionar a ideia de uma identidade humana individual e autônoma, pois Paul está em constante conflito entre suas próprias necessidades e desejos e as expectativas e influências de sua mãe. Essa luta interna reflete a complexidade das relações humanas e a forma como as identidades são construídas em interação com o ambiente e os outros.

Além disso, o pós-humanismo também aborda a relação entre os seres humanos e a tecnologia. Embora "Sons and Lovers" não se concentre diretamente nesse aspecto, a presença da industrialização e da mineração na trama do livro é relevante. A descrição do ambiente industrial e da exploração das minas de carvão pode ser interpretada como uma crítica ao modo como a tecnologia e o progresso podem afetar negativamente a natureza humana e a conexão com o mundo natural, isso sem contar as descobertas recentes da "epigenética".

Em suma, embora "Sons and Lovers" não tenha sido escrito com a intenção explícita de se enquadrar nas categorias do pós-humanismo, é possível identificar elementos na obra que ressoam com as preocupações e questionamentos desse movimento filosófico. A complexa relação entre corpo e mente, a interação entre os seres humanos e seu ambiente social e tecnológico e a busca por uma identidade individual são temas presentes no romance de Lawrence, que podem ser explorados sob a luz do pós-humanismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário