DILBIAM
Origem:
Spacial Delivery de Gordon R. Dickson (1961)
Características físicas:
Os dilbianos são entidades enormes, cobertas de pelos, semelhantes a ursos, com focinhos pronunciados e sobrancelhas altas e inteligentes. O macho Dilbian tem até três metros de altura; a fêmea é um pouco mais baixa. A pele espessa varia em cor do marrom dourado ao avermelhado e ao preto. As mãos e os pés têm cinco dedos cada, com garras afiadas. Os dilbianos têm grande força física e se movem com notável agilidade apesar de seu tamanho, alcançando velocidades de até cinquenta quilômetros por hora em uma corrida mortal. Suas vozes graves profundas e ressonantes são capazes de atingir um volume quase ensurdecedor.
Os dilbianos têm um olfato apurado e um apetite enorme e onívoro. Eles raramente estão vestidos, muitas vezes usando apenas uma mochila ou um arreio como machado.
Habitat:
O planeta Dilbia é um mundo semelhante à Terra orbitando um sol amarelo. A gravidade é cinco sextos do normal da Terra. Os Dilbianos ainda não realizaram viagens espaciais.
Cultura:
A cultura Dilbiana desenvolveu-se a um nível agrícola pré-industrial com uma economia de escambo.
Os dilbianos são seres extremamente bem-humorados e amigáveis, dados à celebração e ao companheirismo, à ostentação, aos jogos barulhentos e às brincadeiras. São essencialmente pacíficos e esforçar-se-ão por evitar conflitos desnecessários. Os duelos ou rixas de sangue que ocorrem resultam de um código de honra que exige que o Dilbian repare imediatamente qualquer insulto pessoal.
Essas manchas contrastantes de pelo de dois companheiros dilbianos adultos indicam a variedade de cores da pele da espécie.
Ferozmente individualistas, eles têm, no entanto, um conjunto de leis e códigos rigidamente definidos que governam suas vidas, administrados pelos anciões do clã. Paradoxalmente, embora os dilbianos sejam devotados à letra da lei, eles sentem que é seu dever distorcer o espírito ao extremo. Esta flexibilidade tácita do código é responsável pela estabilidade da sociedade Dilbiana.
***
Fonte: Barlowe's Guide to Extraterrestrials: Great Aliens From Science Fiction Literature (1979)
Wayne Douglas Barlowe (ilustrações), Ian Summers e Beth Meacham (produção e textos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário