Em 1936, Wells adaptou seu romance The Shape of Things to Come (1933) para o filme com o título mais decisivo Things to Come, um retrato épico da cidade "Everytown" de 1940 a 2036. Embora o filme seja visualmente impressionante, a narrativa é traduzida para a tela de forma um tanto desajeitada: o autor visionário Jorge Luis Borges, por exemplo, escreve que o filme é "grandioso" no pior sentido dessa palavra ruim. O escopo do que o filme tentou, no entanto, marca-o como um impressionante filme de ficção científica inicial no qual a vida urbana desempenha um papel central.
Embora Everytown seja concebida como uma cidade universal, a rua em que ocorre a maior parte da ação do filme parece ter sido modelada de perto na Cannon Street de Londres, com uma catedral abobadada notavelmente semelhante à St Paul's dominando o horizonte. O filme apresenta um futuro em que anos de guerra e uma praga global subsequente, chamada de "doença errante", fazem com que os habitantes de Everytown voltem à barbárie e a uma sociedade agrária. A vida humana é desvalorizada, pois os doentes são fuzilados nas ruas e os sobreviventes vivem entre as paredes em ruínas da cidade antiga. Os cidadãos também são apresentados como tendo revertido em termos tecnológicos, com bois usados para rebocar as carcaças de carros destruídos, o que significa que eles são incapazes de resistir à tomada armada em 1970 por uma nova sociedade tecnologicamente avançada, a "Wings over the World". Essa nova sociedade é apresentada como benevolente e, no final da história, em 2036, o mundo está livre da guerra, com a humanidade dedicada a alcançar "o universo ou o nada". Em contraste com a cidade de Metrópolis, que precisa se alimentar da humanidade em prol do progresso, a cidade do futuro em Things to Come também exigiu sacrifício humano, mas acaba sendo salva da natureza humana pelos avanços da ciência e da tecnologia. A representação dessa cidade em ruínas representa um passo importante no desenvolvimento do cinema de ficção científica, prenunciando representações que proliferariam após a Segunda Guerra Mundial. O filme também parece ser presciente em seu foco no ataque aéreo e, ao retratar uma rua que se assemelha visualmente aos arredores de St. Paul's, evoca assustadoramente a famosa fotografia de Herbert Mason de 1940 da catedral durante a Blitz.
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Fonte: Robert Yeates - American Cities in Post-Apocalyptic Science Fiction (1921)
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