Estradas da Ficção científica - Carl Abbott

As Estradas Precisam Correr__

Os carros aéreos são uma característica principal da Techno City, meu termo para a metrópole futura repleta de projeções lineares da Popular Mechanics que imaginam inovações e experimentos tecnológicos como o futuro cotidiano… e como partes cotidianas e não revolucionárias de tais futuros. As cidades tecnológicas são locais que funcionam, onde a sociedade e o governo adotaram e se adaptaram às novas tecnologias. Na verdade, muitas vezes parecem funcionar da mesma forma que os lugares onde já vivemos. Eles têm redes de transporte e serviços públicos e privados. Eles têm hotéis, shoppings, prédios governamentais e bairros. Têm edifícios climatizados com sistemas de entrada seguros – agora que as fechaduras de reconhecimento de retina e de impressões digitais estão disponíveis em tempo real, talvez seja o reconhecimento de ADN que abra a porta que se dilata.

Techno City é muitas vezes simplesmente o pano de fundo para uma história cujo interesse do enredo está em outro lugar, um exemplo da técnica de enquadramento que Robert Heinlein desenvolveu no final dos anos 1930 e 1940, inserindo referências a novas tecnologias e costumes em passagens descritivas, sem oferecer explicações elaboradas. Estas são obviamente cidades de ficção científica, alcançadas por viagens espaciais ou projetadas para o futuro – mas a sua aparência pode ser bastante caseira. São como cidades normais, com novos aparelhos e elementos de mudança tecnológica suficientes para sinalizar que estamos num tempo-lugar diferente. É claro que você vai de um andar de hotel a outro com um tubo aspirador – de que outra forma você faria isso? É claro que as páginas do jornal se viram sozinhas – dificilmente valem mais do que um breve aceno de atenção (especialmente porque as páginas do meu jornal diário agora se viram sozinhas no meu iPad).

Aqui está um exemplo da história de Heinlein “The Roads Must Roll”, publicada pela primeira vez em Astounding em 1940 e amplamente antologizada como um clássico da Idade de Ouro. A ação se passa ao longo da roadtown Diego-Reno, uma vasta rodovia móvel que liga o corredor Los Angeles-Fresno-Stockton-Sacramento. A “estrada” é um conjunto de pistas deslizantes paralelas que vão de oito quilômetros por hora na borda até cem quilômetros por hora no centro. Usando a energia das telas de recepção solar, os Estados Unidos desenvolveram estradas transportadoras para salvar a nação dos custos insustentáveis associados à manutenção de 70 milhões de automóveis (para ter uma ideia, os Estados Unidos não-fictícios na verdade tinham mais de 250 milhões de veículos registrados no início do século XXI). Fábricas movidas a energia solar ladeiam as estradas e são ladeadas por distritos comerciais e, em seguida, por habitações espalhadas pela paisagem rural circundante.

Após este rápido esboço, Heinlein abandona seu interesse pela parte “cidade” das roadcities. A trama envolve uma ação selvagem de técnicos de manutenção de estradas do segmento de Stockton. Adeptos de uma ideologia operária radical, fecharam a estrada, causando estragos entre milhares de passageiros. As autoridades federais que controlam as estradas sob os auspícios dos militares retomam o escritório de Stockton e reprimem a greve. As escolhas narrativas atenderam às expectativas dos leitores Astounding, com atenção à física dos slideways, o protagonismo do engenheiro desinteressado e um ataque ao trabalho organizado - uma questão polêmica apenas cinco anos após a organização do CIO (Congress of Industrial Organizations) em 1935 e três anos após o sucesso de sua controversa e tecnicamente ilegal greve contra a General Motors.

Se quisesse, Heinlein poderia ter desenvolvido as cidades rodoviárias de forma mais completa. Já em 1882, o designer espanhol Arturo Soria y Mata propôs de usar as ferrovias como espinha dorsal do que chamou de Cuidad Lineal, ideia que ilustrou com um esquema para uma cidade circular de cinquenta quilômetros ao redor de Madrid e uma proposta para uma cidade linear de Cádiz a São Petersburgo. O altamente excêntrico Edgar Chambliss defendeu uma Roadtown entre as décadas de 1910 e 1930, concebendo-a como uma fileira de Empire State Buildings dispostos de ponta a ponta e no subsolo um “porão sem fim” para o transporte de serviços. Ele obteve uma audiência discreta dos funcionários do New Deal, mas nenhuma aceitação séria. Entretanto, o arquiteto soviético Nikolai Miliutin, na década de 1930, sugeriu a descentralização da indústria em corredores suburbanos espremidos entre estradas e linhas ferroviárias e ladeados por habitações; o resultado seria de eficiência industrial, deslocamentos fáceis para os trabalhadores e eliminação de distinções de classe odiosas entre centro e periferia – uma espécie de versão industrial urbana da mesa redonda do Rei Arthur. Uma década depois, Le Corbusier esboçou um tipo semelhante de cidade industrial linear (sem reconhecer quaisquer antecessores).

***

Fonte: Carl Abbott - Imagining Urban Futures (2016)

(Traduzido com ajuda de AI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário