Biblioteca Pós-humana: Mary E. Bradley Lane - Mizora: A Prophecy

Mary E. Bradley Lane
Mizora: A Prophecy

Em 1890, Mary E. Bradley Lane publicou "Mizora: A Prophecy", um romance de ficção científica que apresentava uma utopia feminista. A história segue a protagonista Vera, que descobre um reino subterrâneo habitado exclusivamente por mulheres em uma jornada de exploração do Polo Norte.

Em Mizora, as mulheres são cientistas, filósofas e artistas, e a sociedade é governada por uma democracia direta em que todas as mulheres têm voz e voto. As mulheres em Mizora vivem por centenas de anos devido a um estilo de vida saudável e à aplicação da ciência à sua própria saúde e bem-estar.

O livro de Lane é notável por sua visão progressista e suas críticas à sociedade patriarcal do século XIX. Embora algumas de suas ideias possam parecer ultrapassadas hoje em dia, "Mizora: A Prophecy" continua sendo um exemplo importante de ficção científica feminista e utópica.

Uma das principais características do pós-humanismo é a preocupação com a possibilidade de transcender as limitações físicas e biológicas do ser humano por meio da tecnologia e da ciência. "Mizora: A Prophecy" aborda essa questão ao descrever uma sociedade avançada habitada exclusivamente por mulheres, que usam a tecnologia para superar limitações biológicas, como a capacidade de gerar filhos e a mortalidade.

A obra de Bradley Lane é relevante para o pós-humanismo porque explora questões relacionadas à igualdade de gênero e à diversidade. A sociedade de Mizora é composta apenas por mulheres, que vivem em harmonia e colaboração, em contraste com a sociedade patriarcal da época em que o livro foi escrito.

Outro aspecto interessante do livro é a visão de Bradley Lane sobre a natureza humana e a possibilidade de aperfeiçoamento moral. Na sociedade de Mizora, as mulheres são educadas desde jovens a serem altruístas e a pensar no bem-estar coletivo, em vez de apenas em seus próprios interesses. Essa ideia é relevante para o pós-humanismo, que busca uma visão de mundo em que a busca por um bem comum é valorizada em detrimento de interesses individuais.

Por fim, o livro de Bradley Lane também aborda questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. A sociedade de Mizora é descrita como vivendo em harmonia com a natureza, usando tecnologia avançada para preservar os recursos naturais e evitar danos ao meio ambiente. Essa visão é relevante para o pós-humanismo, que enfatiza a importância de uma relação sustentável entre humanos e o meio ambiente.

Em suma, "Mizora: A Prophecy" é uma obra importante para o pensamento pós-humanista, pois aborda questões como a transcendência das limitações biológicas, a igualdade de gênero, a busca pelo bem comum, a sustentabilidade e a relação entre humanos e o meio ambiente. Seu impacto na literatura e no pensamento feminista do final do século XIX torna sua relevância ainda mais significativa.


Link para Download: https://www.gutenberg.org/ebooks/24750

Nenhum comentário:

Postar um comentário