Rock e Ficção Científica - Robert McParland

Conectando Rock e Ficção Científica


Muitas bandas fizeram breves desvios em temas de ficção científica. Styx, que leva o nome do rio do submundo, passou do Top 20 de singles como “Come Sail Away” (1977) para “Mr. Robô” (1982). Boston fez uso da imagem de uma nave espacial voando para longe da Terra. Blondie cantou “Rapture”, os Killers cantaram “Spaceman” e o Soundgarden gravou “Black Hole Sun” de Chris Cornell (1994). As referências da ficção científica também cruzaram gêneros. Os Beastie Boys cantaram “Intergalactic”, cantando sobre um beliscão no pescoço de Spock de Star Trek. Quando uma importante banda de funk se apresentou em 1976, o palco estava iluminado por uma nave espacial. Este adereço enorme representava a nave-mãe, um OVNI, e foi criado para a turnê da banda Parliament Funkadelic: P-Funk Earth Tour. São espetáculos baseados em imagens de ficção científica. Para outras bandas, o envolvimento com temas de ficção científica ou conceitos mitológicos tem sido mais um compromisso de longo prazo. Hawkwind tocou rock espacial por muitos anos. Eles lançaram seu álbum duplo, Space Ritual (1973), com show de luzes laser em seus shows. As aventuras de ficção científica de Klaatu são lendárias. (Alguém começou um boato de que Klaatu eram os Beatles; a banda imediatamente negou isso. Nenhum dos Beatles jamais esteve envolvido com esta banda canadense). A banda Soft Machine recebeu o nome de um romance de ficção científica de William Burroughs, The Soft Machine .

As imagens de ficção científica estavam vivas quando David Bowie se transformou em Ziggy Stardust, explorando as fronteiras de gênero e identidade. Quando Rush narrou a história de Cygnus X-1, eles estavam nos levando a mundos imaginativos, assim como escritores e cineastas de ficção científica fizeram. Esses artistas reconheceram que o rock, como forma de arte comercial, tem muito a ver com a criação de discos que serão vendidos, músicas que serão baixadas, programas de concertos que venderão ingressos. No entanto, eles também afirmaram que o rock tem a ver com diversão, rebelião e liberdade. Rock tem a ver com energia, atitude, som e imagens. Ele rompe o mundano e transforma o mundo comum, lembrando-nos da magia, do instinto e do mistério. A narrativa de ficção científica da música rock, como a própria ficção científica, trata de admiração, curiosidade e investigação imaginativa. É uma forma de arte que explora os recursos profundos da mitologia, da música, do teatro e das artes visuais.

Quando o rock se encontra com a mitologia ou com a ficção científica, oferece uma expressão musical que nos lembra que a humanidade é fundamentalmente curiosa sobre as origens e os mistérios e maravilhas do universo. A ciência e a vasta gama imaginativa da ficção científica exploram o nosso sentimento de admiração; eles expressam uma curiosidade que é um impulso natural dentro de nós. O astrônomo Johannes Kepler observou certa vez: “Não perguntamos para que propósito útil os pássaros cantam, pois o canto é o seu prazer, visto que foram criados para cantar. Da mesma forma, não deveríamos perguntar por que a mente humana se preocupa em desvendar os segredos dos céus.” A imaginação musical está no centro da música rock. É estimulado por novos sons e performances criativas, por histórias e imagens. Ele ganha forma nas letras das músicas e nas imagens que os artistas trazem para apresentações e vídeos. A mitologia e a especulação presentes na ficção científica têm, portanto, muito a contribuir para isso.

O músico de rock no admirável mundo novo da tecnologia digital voltou-se para as especulações da ficção científica para expandir o alcance do seu próprio encontro expressivo com a vida moderna. Clockwork Angels de Rush, The Dark Side of the Moon do Pink Floyd, I Robot do Alan Parsons Project ou Another Green World e Before and After Science de Brian Eno são exemplos de criações de rock que ampliaram os limites da tecnologia sonora e musical. A ficção científica forneceu a eles e a artistas como David Bowie imagens de performance intrigantes que podem iluminar imaginativamente um palco, uma personalidade de palco ou um conceito de álbum. A imaginação da ficção científica tem sido um recurso colorido para letras de rock e conceitos de álbuns para Blue Öyster Cult, Rush, Jefferson Starship, Yes, Boston e muitos outros grupos de rock.

***

Fonte: Robert McParland - Science Fiction in Classic Rock: Musical Explorations of Space, Technology and the Imagination, 1967-1982 (2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário