O Gótico e a Ficção Científica - Paul K. Alkon (2002)


O início da Ficção científica___

A ficção científica começa com Frankenstein, de Mary Shelley. Seu primeiro crítico foi Percy Shelley. Para sua esposa, ele escreveu um prefácio que (como ela explica em sua introdução em 1831) foi impresso na edição de 1818 como se fosse por ela. Se esse ventriloquismo trai alguma hesitação em lançar um novo tipo de história, o próprio Frankenstein mostra um domínio tão confiante que, por quase dois séculos, recompensou a atenção dos leitores e escritores inspirados em um gênero amplamente dedicado a variações em seu tema dos usos e abusos da Ciência. O prefácio de Frankenstein de 1818 distingue entre seu enredo científico e a ação mais familiar da ficção gótica: “Não me considerei apenas tecendo uma série de terrores sobrenaturais. O evento de que depende o interesse da história está isento das desvantagens de um mera história de espectros ou encantamento. Não há como confundir o tom desdenhoso dessas referências a “meras” histórias de fantasmas ou magia. Ao imprimir esta declaração como sua, Mary Shelley endossou o que Percy Shelley entendeu: que a reivindicação de Frankenstein à originalidade é sua rejeição ao sobrenatural. A ficção científica só pode existir quando é possível distinguir desta maneira entre natural e sobrenatural como reinos que criam diferentemente “o interesse da história”.

Paradoxalmente, no entanto, nem o prefácio de Frankenstein em 1818 nem a introdução de Mary Shelley em 1831 renuncia ao objetivo de induzir “terrores”. Muito pelo contrário. O terror continua sendo um efeito desejável. São apenas terrores sobrenaturais que devem ser evitados. Os leitores devem se assustar com os meios naturais que envolvem a ciência. Ao sugerir que o medo pode ser alcançado por um novo tipo de enredo, o prefácio e a introdução de Frankenstein enfatizam tanto sua reivindicação de novidade quanto sua afiliação a formas góticas aceitas, incluídas no rótulo “história de fantasmas”. Embora isso identifique precursores, a afiliação é mais do que uma questão de ancestralidade.

As afinidades da ficção científica e da literatura gótica também revelam uma busca comum por essas variedades de terror agradável induzidas por eventos ou cenários inspiradores que Edmund Burke e outros críticos do século XVIII chamaram de sublime. Um problema iminente para os escritores do século XIX era como alcançar a sublimidade sem recorrer ao sobrenatural. Em 1819, John Keats reclamou em Lamia que a ciência estava esvaziando o ar assombrado. As maravilhas sobrenaturais que haviam sido um conjunto de formas épicas e menores dos tempos homéricos não seriam mais as melhores fontes de sublimidade. Embora histórias de fantasmas e fantasias góticas relacionadas tenham se mostrado surpreendentemente viáveis até o século XX, talvez porque ofereçam alívio à onipresença da tecnologia, os escritores buscaram novas formas que pudessem acomodar melhor o impacto da ciência. Os épicos foram substituídos por romances realistas da vida cotidiana. Em 1800, até William Wordsworth poderia imaginar uma época em que “as mais remotas descobertas do químico, do botânico ou do mineralogista serão objetos apropriados da arte do poeta como qualquer outro em que possa ser empregado”. Apenas dezesseis anos depois de Frankenstein, Felix Bodin defendeu a importância da ficção futurista, obras definidas no futuro, para as quais ele inventou o termo literatura futuriste em seu romance-manifesto brilhantemente profético de 1834, Le Roman de Yavenir (O romance do futuro).

Bodin eloquentemente exorta os escritores a se afastarem do passado e do presente, e também das utopias chatas, a encontrar enredos que combinem ação novelística interessante com visões realistas de futuras possibilidades sociais e tecnológicas, como guerra aérea e viagens submarinas. Ele prevê que tais obras se tornarão os épicos do futuro, encontrando novas fontes de maravilhas que são totalmente credíveis, ao contrário dos deuses e de outras maravilhas sobrenaturais nos épicos clássicos. Deste modo, Bodin sugere que a ficção futurista sozinha pode apelar para a nossa fome de pessoas maravilhosas, ao mesmo tempo em que permanece dentro dos limites da verossimilhança em uma era científica, proporcionando assim um veículo artisticamente satisfatório para a especulação racional. Ele liga a questão estética de recurso imaginativo com a questão moral de como as pessoas podem ser despertadas da indiferença ao seu próprio futuro. O manifesto de Bodin, de 1834, que articulava uma poética da ficção científica, mais do que antecipou técnicas que se tornaram uma marca da ficção científica. Por trás de sua defesa do futuro como uma nova e significativa arena para a imaginação humana, há um interesse tão agudo quanto o de Mary Shelley em encontrar novas fontes das maravilhosas que permitirão à literatura reter seu poder emocional sem se afastar da ciência.

Desde então, a ficção científica tem se preocupado em provocar fortes respostas emocionais e em manter uma base racional para suas tramas. Longe de serem mutuamente exclusivos, os dois objetivos podem se reforçar, como em Frankenstein e no romance futurista de Mary Shelley publicado em 1826, The Last Man, que descreve uma terrível praga do século XXI que destrói a raça humana. O equilíbrio pode mudar ao longo de um espectro, da ênfase em ideas, tecnologia ou encontros alienígenas para a ênfase em suas consequências emocionais. No final racional do espectro, existem romances como o clássico Mission of Gravity (1954), de Hal Clement, que evita representar ou provocar emoções a favor de se concentrar nos problemas técnicos das relações humano-alienígenas em um planeta de alta gravidade com formas de vida baseadas em em uma química diferente da nossa e evoluindo culturalmente em direção a uma sociedade que pode usar o método científico. Obras como Blade Runner (1982), de Ridley Scott, e Solaris (1961), de Stanistaw Lem, retratam e certamente visam despertar emoções fortes, entre elas o medo, ao mesmo tempo em que fornecem uma estrutura de enredo científico que levanta muitas questões filosóficas de criação e identidade humana na tradição de Frankenstein (1818). Filmes como Aliens trilogia (1979, 1986,1992) possuem uma estrutura científica da viagem espacial futurista que os mantém dentro dos limites da ficção científica, enquanto inclinando a balança para efeitos de terror gótico: em vez de maus espíritos, alienígenas malignos deve ser exorcizados. Com tantas obras nesse extremo do espectro, não é de admirar que alguns críticos invoquem Frankenstein principalmente com o objetivo procrusteano de identificar toda ficção científica como pouco mais do que uma variante do modo gótico, com naves espaciais e alienígenas horríveis substituídos pelo velho assustador castelo assombrado apresentado por Horace Walpole, Anne Radcliffe e seus sucessores, como atualmente Stephen King e outros na linha do puro gótico.

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Fonte: Paul K. Alkon Science Fiction Before 1900: Imagination Discovers Technology (2002) - Traduzido com apoio de AI. 

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