Harlan Ellison Galeria de Capas

No Google+: https://plus.google.com/u/0/photos/103998711237758699926/albums/6048584940499516049

No Pinterest: http://www.pinterest.com/hermanschmitz/harlan-ellison-cover-books/



Harlan Jay Ellison (27 de maio de 1934) é um escritor norte-americano de ficção científica e horror. Embora seja considerado um dos mais importantes em ambos os gêneros, ele não possui nenhum livro traduzido no Brasil.

Seus trabalhos publicados giram em torno de mais de 1.700 contos, novelas, roteiros, roteiros de quadrinhos, roteiros utilizados na produção de peças de TV, ensaios e críticas que abrangem literatura, cinema, televisão e mídia impressa. Ele foi editor e antologista para antologias da Dangerous Visions duas vezes, uma em 1967 e a outra em 1972. Ellison já ganhou inúmeros prêmios, incluindo várias Hugos, nebulosas e Edgars.

Harlan é mais conhecido como escritor de quadrinhos e televisão, ele já escreveu roteiros para a Marvel e episódios de Jornada nas Estrelas (série original) e Babylon 5. Para Jornada ele criou aquele que é considerado um dos melhores dos episódios da série, “The City on the Edge of Forever” - A Cidade a Beira da Eternidade. E o escritor quase foi o responsável pelo roteiro da versão cinematográfica de Star Trek, mas conflitos com os produtores o tiraram do projeto (Stephen King escreve sobre o que possivelmente ocorreu em seu livro Dança Macabra, acessível no Google Books.

Ellison foi o criador da saga de Jarella (imperatriz do Reino Subatômico de K'ai) para a revista O Incrível Hulk.

Stephen King, em seu livro Dança Macabra, cita a coletânea de contos Strange Wine com uma das dez melhores, ao lado de O Bebê De Rosemay e Os Mortos-Vivos (Ghost History, de Peter Straub). Na seção dedicada a ele King resume alguns dos contos da coletânea. Croatoan lida com as lendas urbanas dos esgotos da cidade de New York; From A to Z, in the Chocolate Alphabet é uma espécie de glossário, em que cada termo é um micro-conto fantasioso e aterrorizante (King cita e Pessoas Do Elevador e Hamadriade). Trechos do livro estão disponíveis no Google Books.

wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário