O Ciberespaço - Rudy Rucker (O Hacker e as Formigas)

O Ciberespaço

_________________________________

Mas o que era o ciberespaço? De onde veio? O ciberespaço se infiltrou nos computadores do mundo como neblina saindo de um palco. O ciberespaço era uma realidade alternativa, era a vasta computação interconectada que era executada coletivamente em todos os momentos pelos computadores do planeta Terra. O ciberespaço era a rede de informação, mas mais do que a rede, o ciberespaço era uma visão compartilhada da rede como espaço físico.

A ilusão de poder entrar diretamente no ciberespaço tornou-se ainda mais convincente pelas excelentes lentes eletrônicas do capacete. As lentes eram pedaços de vidro óptico com curiosos pedaços de plástico colados. Os pedaços eram materiais flácidos dopados com rodopsina que agiam como monitores de cores infinitamente ajustáveis, mudando como os cromatóforos de uma lula. O vídeo das lentes era dobrado nas laterais, criando visão periférica e sensação imersiva a partir das imagens anamórficas e irregulares criadas pelo meu computador.

Quando coloquei as luvas e o capacete, foi como estar em um cômodo diferente, um cômodo secreto e invisível da minha casa: meu escritório virtual. Quando eu falava ou gesticulava em meu escritório virtual, o computador me interpretava e executava minhas ordens. Por exemplo, o gesto "puxar os fios do telefone" fez com que meu computador desviasse todas as chamadas recebidas para uma secretária eletrônica.

Meu escritório virtual pode ser qualquer coisa, pode ser um palácio, um iglu ou uma bolha no fundo do mar azul. Acontece que eu estava usando o padrão de escritório padrão que veio com meu software do ciberespaço. O escritório virtual era na verdade dois terços de um escritório: faltava uma parede e não tinha telhado. Uma das paredes restantes era dedicada a portais para locais na web que eu visitava com frequência, e as outras duas paredes estavam cobertas com imagens e documentos que eu gostava ou precisava lembrar. Acima das paredes e ao fundo eu podia ver a paisagem que eu mais gostava na época, na época era um pântano com simus que pareciam dinossauros e pterodáctilos. Seu nome era Rugimundo; Eu o tinha tirado da net.

_____________________________

The Hacker and the Ants (version 2.0)
Rudy Rucker
1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário