Algoritmos em Philip K. Dick

Sobre algoritmos

________________

“Talvez ele não ia ser nada. Eu estou fazendo um curso de programação de computadores. Agora eu estou estudando algoritmos. Um algoritmo nada mais é que uma receita, como quando você faz um bolo. É uma sequência de passos incrementados, por vezes utilizando embutidos que se repetem; alguns passos têm de ser reiterado.

Um primeiro aspecto de um algoritmo é que ele seja significativo, é muito fácil pedir a um computador involuntariamente uma pergunta não posso responder, não porque ele é mudo, mas porque a questão realmente não tem resposta “.

“Eu percebi”, disse.

“Você considera esta uma questão significativa”, disse Bill.

“Dê-me o maior número curto de dois.”

“Sim”, eu disse. “Isso é significativo.”

“Não é.” Ele balançou a cabeça. “Não existe um número tal.”

“Eu sei o número,” eu disse. “É um ponto-nove-plus” rompi.

“Você teria que levar a sequência de dígitos para o infinito. A questão não é inteligível. Assim, o algoritmo está com defeito. Você está pedindo para o computador para fazer algo que não pode ser feito. A menos que seu algoritmo seja inteligível, o computador pode responder, mas ele vai tentar responder, de modo geral. “

“Garbage in,” Eu disse, “lixo”.

_____________________________________

A Transmigração de Timothy Archer
Philip K. Dick - 1980

Nenhum comentário:

Postar um comentário